fbpx

Entenda o que é o Crossfit

CrossFit é um programa fitness desenvolvido por Greg Glassman ao longo de várias décadas. Glassman, fundador e CEO da CrossFit, foi a primeira pessoa na história a definir a aptidão de forma significativa e mensurável: maior capacidade de trabalho em amplo tempo e domínios modais. Ele então criou um programa especificamente projetado para melhorar a condição física e a saúde. Este programa é baseado em movimentos funcionais constantemente variados realizados em alta intensidade.

Todos os exercícios do CrossFit são baseados em movimentos funcionais, tais como puxar, empurrar, agachar, levantar, correr e pular. Estes são os principais movimentos da vida e refletem os melhores aspectos da ginástica, levantamento de peso, corrida, remo e muito mais. Eles movem as maiores cargas nas distâncias mais longas, por isso são ideais para maximizar a quantidade de trabalho realizado no menor tempo possível. A intensidade é essencial para os resultados e é mensurável como o trabalho dividido pelo tempo ou pela potência. Quanto mais trabalho você faz em menos tempo, ou quanto maior a potência, mais intenso será o esforço.

O CrossFit é Para Todos

O treinamento de CrossFit é baseado nos movimentos funcionais do ser humano, tais como agachar, levantar, empurrar, puxar, correr e pular. Sendo assim, sua prática é indicada para TODAS AS IDADES e TODAS AS CONDIÇÕES FÍSICAS.

Independentemente de sua condição física o CrossFit pode ser praticado por você, pois nosso treinamento permite que sejam feitas adaptações no treino principal, de modo a diminuir cargas, rounds ou repetições de acordo com a necessidade física de cada um. Ainda assim, com nossas aulas de iniciação você terá uma introdução aos movimentos básicos do CrossFit antes de iniciar os treinamentos com a turma.

 

Ao empregar uma abordagem constantemente variada ao treinamento, movimentos funcionais e intensidade levam a ganhos extraordinários em termos de condicionamento e fitness. A comunidade que surge espontaneamente quando as pessoas fazem estes exercícios juntos é um componente chave do porque o CrossFit é tão eficaz e deu origem a uma rede global de academias afiliadas, as quais totalizam mais de 13.000, sendo que o Brasil, atualmente, é o segundo país com mais box de CrossFit no mundo. Vivenciar a camaradagem natural, a superação de desafios e limites e se divertir enquanto treina produz uma satisfação física e psicológica tão intensos que não consegue ser combinada por outros meios.

O programa CrossFit é conduzido por dados. Usando quadros brancos como placares, mantendo pontuações e registros precisos, executando um relógio e definindo com precisão as regras e os padrões de desempenho, nós não apenas motivamos um resultado sem precedentes, mas derivamos métricas relativas e absolutas em cada treino. Estes dados têm um valor importante muito além da motivação. Em geral, o objetivo do CrossFit é forjar uma habilidade ampla, geral e inclusiva, apoiada por resultados mensuráveis, observáveis e que se repetem. O programa prepara os alunos para qualquer contingência física – não só para o desconhecido, mas também para o inimaginável. Nossa especialidade é não se especializar. Ao mesmo tempo que o CrossFit desafia atletas a serem os mais aptos do mundo, o programa é projetado para qualquer tipo de adaptação que venha a ser necessária, tornando-o a aplicação perfeita para qualquer indivíduo comprometido com seu treinamento, independentemente da experiência. Escalonamos carga e intensidade. Não mudamos o programa de treinos. Os movimentos serão modificados apenas quando o aluno não tiver condições de executar o que foi prescrito, mas, sempre buscando estímulos semelhantes aos propostos no treino principal. As necessidades dos atletas olímpicos e dos nossos avós diferem por grau, não por tipo de movimento. Para obter mais informações, sugerimos ler “O que é Fitness”, “The Garage Gym”e Foundations”.