fbpx

Calma, o CrossFit para crianças é bem diferente do CrossFit para adultos. O treino é planejado de acordo com a faixa etária, quais sejam, de 3 a 6 anos, de 7 a 10 anos e de 11 a 16 anos.

Para a turminha de 3 a 6 anos os movimentos são introduzidos de maneira lúdica por meio de brincadeiras, as quais são compostas de movimentos funcionais e naturais para o ser humano, tais como agachar, levantar, empurrar, puxar, correr e saltar. Os exercícios até podem lembrar os movimentos para adultos, mas todos são desenvolvidos de maneira leve e livre, sem peso externo ou tempo definido. A ideia é justamente tornar a prática de exercícios uma brincadeira saudável para que a criança adquira consciência corporal e coordenação motora. Além disso, estimula a criança a trabalhar em equipe e respeitar as diferenças. Nessa faixa etária é necessário a presença do responsável legal pela criança durante o período integral da aula.

Para a turma dos 7 aos 10 anos a ideia ainda é aprender a se movimentar brincando, porém, pequenas cargas já podem ser introduzidas gradativamente e movimentos ginásticos simples também podem ser ensinados. Tudo respeitando as limitações de cada criança.

Já para a turma de 11 a 16 anos, além de pequenas cargas e certos movimentos de ginástica, já é possível introduzir exercícios básicos de ganho de força para estruturar o corpo e posteriormente iniciar o levantamento de peso básico.

É muito importante ficar atento a habilitação do box para ensinar a modalidade, o qual deverá ser certificado pela CrossFit através do curso específico para lecionar o CrossFit Kids. Assim, o local estará apto a ensinar respeitando as fases de desenvolvimento da criança, bem como, poderá analisar o modo como a criança reagirá a um movimento e, assim, poderá evitar qualquer dano.

Quais são os benefícios do CrossFit Kids?

A prática da modalidade ajuda a criança a desenvolver e melhorar sentidos motores, cognitivos, neurológicos e a capacidade cardiorrespiratória. Os exercícios didáticos auxiliam no rendimento escolar, nas tarefas do dia a dia e nas situações de dificuldades.

Como saber se a criança está apta para praticar CrossFit Kids?

Qualquer criança pode praticar CrossFit, pois mesmo que haja alguma limitação física, é possível adaptar os movimentos de modo a respeitar a condição de cada aluno. Para que a criança possa praticar CrossFit é necessário que ela venha acompanhada de seu responsável legal ou de algum responsável com autorização autenticada em cartório, bem como, portando certidão de nascimento ou identidade, tanto da criança como do responsável.

Estimular a criança a praticar exercícios físicos é incentivar e promover a autoestima e a liberdade, tendo como resultado benefícios a saúde física e mental.

Treinar brincando é muito mais divertido!